Nós sabemos o quanto é desafiador manter a motivação para os estudos lá em cima. E pode acreditar que isso é normal e você não é o primeiro nem o último a passar por isso! O que de fato não podemos permitir é que esse desânimo seja prolongado, a ponto de nunca termos vontade para os estudos.
Preparamos este texto para ajudar você a vencer a falta de motivação, resgatando o ânimo e o foco para seguir e ir muito bem nos seus objetivos.
O que mais desestimula os estudantes hoje em dia?
Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, uma simples olhadinha nas suas redes sociais durante os estudos pode levar horas e horas ali em frente à tela. E, quando você decide voltar a estudar, a motivação já fugiu. Concorda?
As distrações são muitas, como as redes sociais, as séries e os jogos. Todas elas estimulam em nós o adiamento daquilo que é mais importante no momento: os estudos. Além disso, essas atividades tomam todo o nosso precioso tempo e ainda levam a nossa concentração.
Não, não é errado acessar suas redes ou assistir àquela série megamaneira. Aqui, estamos apenas pontuando que o equilíbrio é muito necessário e o foco nos estudos não pode ficar para depois.
Olha, fique tranquilo por aí, pois separamos algumas dicas que vão dar aquela força-amiga na hora de seuss estudos, ok?
1. Primeiro, identifique o que lhe causa a famosa procrastinação.
E a pergunta é: o que faz você deixar as coisas para depois? Confira alguns motivos:
O conteúdo parece ser complicado demais e você acha que ele está acima do que sabe.
- Você costuma esperar ter inspiração ou o momento perfeito para começar a estudar.
- As tarefas acumuladas deixam você sem reação, sem saber por onde começar.
- Acha o assunto chato demais ou não tem interesse por ele.
2. Qual é o seu objetivo?
Para chegar aonde quer, as suas metas precisam ser realistas e claras. Não adianta, por exemplo, querer estudar toda a bibliografia do vestibular em 2 semanas. Por isso, é importante a preparação e a organização do seu tempo.
3. Divida seus estudos em blocos menores e se recompense!
Sabemos que o volume de alguns assuntos é, por vezes, assustadoramente grande, e você nem sabe por onde começar, dando aquela desmotivada. O segredo é dividir tudo em blocos menores.
Ah, vale se dar aquela recompensa ao fim de cada bloco, que coisa boa! Tire um tempinho para checar as suas mensagens e notificações nas redes sociais, dar uma volta pela casa, tocar um instrumento, mas não vai fazer isso por 5 horas, hein?
4. Que tal um roteiro de estudos?
É fácil elaborar. Coloque nele as suas metas e o tempo que você possui para alcançá-las, distribuindo o tempo de estudos entre as disciplinas ou os temas que você definir.
5. Vamos exercitar o corpo?
Fazer exercícios físicos traz equilíbrio entre corpo e mente, fator importante para manter a motivação.
Afinal de contas, além de melhorar sua capacidade de concentração, por meio da oxigenação do cérebro, o exercício também é um momento de relaxamento e encontro consigo mesmo.
E aí, gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos!
Para o próximo ano, mo.ti.va.ção!