Quando falamos da abordagem multidisciplinar nas escolas, referimo-nos à integração entre as disciplinas do currículo escolar, ainda que as relações entre elas pareçam não ser possíveis. O principal objetivo é que os estudantes consigam ver, por meio de várias perspectivas, soluções/estudos para o problema levantado.
A partir dessas perspectivas, os alunos têm a oportunidade de desenvolver, em um único momento, diversas habilidades propostas para o seu ciclo escolar, e além disso, ele consegue perceber como as matérias dialogam e os conhecimentos são interdependentes.
E quando há a concepção de que um aluno esteja com dificuldades, este recebe um suporte individualizado, o que também faz parte dessa metodologia.
A multidisciplinaridade aliada a atividades não cognitivas
Além de poder trabalhar diversas competências em um mesmo momento, a escola ainda pode oferecer aos alunos atividades não cognitivas, ou seja, aquelas que focam no socioemocional deles, as quais são pensadas para desenvolver o senso crítico, a responsabilidade, o respeito, a canalização dos sentimentos e muito mais habilidades. Vale dizer que é superimportante se aproveitar de situações reais para fazer a multidisciplinaridade dar certo, por isso são tão necessárias tais atividades.
Exemplo prático de multidisciplinaridade
Suponhamos que o tema escolhido para o ciclo seja poluição. Em vez de direcionarmos os alunos para os conceitos básicos da Biologia, nós podemos ir além. De que maneira? Uma possibilidade é fazer um levantamento, junto com os alunos, de dados de rios poluídos na cidade.
Dessa forma, pode-se trabalhar o histórico, ou seja, como era antes, quando começou a poluição, quanto a prefeitura investe para cessar esse problema, as questões químicas e biológicas, a confecção de maquetes, desenhos e cartazes sobre os rios poluídos…
Viu quantas disciplinas podem ser envolvidas em um tema central? Dessa maneira, é perceptível a importância da multidisciplinaridade para a escola, pois ela oferece ao educador uma comunicação mais clara e ampla e um olhar com foco na cooperação.