fbpx

A importância da hidratação para manter o corpo saudável

Hidratar o corpo é essencial. Mas você sabe, na prática, qual é a real importância? Principalmente nesse período de quarentena que estamos em casa, e muitas vezes não nos lembramos de beber água!

Conheça os benefícios da hidratação para o funcionamento do organismo.

Sabemos que sem água é impossível sobreviver por muito tempo, isto porque atividades cerebrais, intestinais e musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está hidratado, sem contar que a aparência e a textura da pele melhoram muito. 

Mas, afinal, o que significa hidratar o corpo e por que é tão fundamental para se manter saudável?

A hidratação nada mais é do que a reposição de água no organismo, equilibrando a composição corporal. Ela representa entre 50 e 65% do nosso corpo.

Manter o corpo hidratado é fundamental nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação da pressão arterial, melhor fluidez da circulação sanguínea. Sem contar que o nosso cérebro é formado por 75% de água e é responsável pelo transporte de nutrientes. Déficits de atenção e memória, dores de cabeça e confusão mental podem acontecer se o corpo não estiver com a hidratação em dia.

Como se hidratar corretamente?

A combinação ideal para manter o corpo hidratado é consumir água rica em eletrólitos e minerais que auxiliam a absorção dos nutrientes pelas células, como cálcio, magnésio, potássio, sódio, manganês, cromo, fósforo e cloro.

Existem outros meios para saciar a sede que ampliam as possibilidades, por mais que não sejam opções completas. Veja alguns deles:

Água de coco natural: apresenta uma quantidade significativa de potássio, cálcio e magnésio.
Frutas e vegetais: são opções ricas em água, fibras e nutrientes (muitas delas contam com eletrólitos na composição).
Sais não refinados: adicionar sal não refinado (como o sal do Himalaia e flor de sal) na bebida traz a capacidade de melhorar a absorção de água nas células.
Bebidas hidratantes: bebidas que repõem sais minerais costumam ter açúcar e não conter todos os elementos necessários para recompor os nutrientes perdidos. Por isso, leia o rótulo antes de consumir e procure aquelas que são ricas em sais minerais e componentes naturais.
Mistura para preparo de bebidas: existem opções formuladas que contam com os eletrólitos essenciais para a hidratação, minerais biodisponíveis, adoçante natural e sem açúcar. São opções que deixam a água “turbinada” e completa para hidratar o corpo.

Como perceber que você está desidratado?

A falta de água e de eletrólitos é capaz de dificultar atividades simples e que não costumam ser associadas a esta questão.

Abaixo estão alguns sintomas associados à desidratação, como:
– Cansaço
– Fome ou ganho de peso
– Falhas no sistema circulatório
– Constipação
– Retenção de líquidos
– Déficit de atenção e memória
– Mau hálito
– Baixo desempenho atlético