No mundo de hoje, a educação e a formação de responsabilidade das instituições de ensino devem estar além das paredes da sala de aula e fazer parte do dia a dia e da rotina de aprendizagem dos estudantes.
No Sarah Dawsey, nosso compromisso com a formação de responsabilidade dos nossos estudantes é contínuo e reforçado pelas abordagens pedagógicas atualizadas e preocupadas com o desenvolvimento integral dos alunos, tanto no âmbito cognitivo quanto socioemocional.
Nossos estudantes têm contato com práticas que fortalecem o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, por meio do Projeto Ser+. O programa tem como objetivo habilitar as crianças e adolescentes a gerenciarem suas emoções, contribuindo para a formação de indivíduos mais autônomos, críticos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e, sobretudo, preparados para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
O desenvolvimento socioemocional nas escolas é também um tópico essencial quando se fala de Saúde Mental. Saber reconhecer suas emoções, identificar seus gatilhos, buscar informações confiáveis, pedir ajuda, lidar com seus sentimentos e frustrações no sentido de superar as adversidades: tudo isso é parte do que chamamos de prevenção para Saúde Mental e pode e deve ser aprendido na escola.
O que é o Projeto Ser+ e por que ele é tão importante?
Quando o assunto é Educação, falamos sobre uma comunidade que desenvolve cidadãos que vão impactar diretamente o mundo. Para transformar o mundo em um lugar melhor, a Educação precisa trabalhar os recursos necessários para que os alunos consigam ser protagonistas de suas próprias vidas, para que eles assumam seus papéis como agentess de mudança positiva no mundo.
O mundo está em constante mudança e tudo isso acontece muito rapidamente, o que exige que a gente aprenda, reaprenda, tenha iniciativa para buscar o conhecimento, se reinvente, não tenha medo de tentar, de errar e tentar de novo. Para tanto, precisamos aprender a aprender.
O Colégio Sarah Dawsey entende que desenvolver somente o cognitivo não basta. É necessário que o aprendizado cognitivo se entrelace com o aprendizado socioemocioanal. É nesse viés que o Projeto Ser+ atua. Ele é um projeto que tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais de maneira intencional e estruturada por faixa-etária, abarcando várias competências exigidas pela BNCC e que estão presentes em nossa matriz socioemocional. O Ser+ acontece em formato de aula semanal. Desde o Maternal II até a 3a série do Ensino Médio, os alunos têm aulas de Ser+ dentro da escolaridade. Através de músicas, livros, jogos, séries, projetos, debates e dinâmicas, o aluno tem espaço para expressar sua opinião, se colocar, externalizar seus sentimentos e participar de atividades que desenvolvam o pensamento crítico, comunicação, perseverança, proatividade, criatividade, colaboração, dentre outras competências.
No ambiente de aprendizagem, a professora trabalhará com um fantoche, um livro, jogos lúdicos e músicas. O fantoche é o personagem principal do livro de histórias da professora. Ele dará voz a essas histórias para estabelecer um vínculo com a turma. Os alunos passam a se identificar com situações que acontecem na vida do personagem. De acordo com a psicanálise, esse processo leva ao mecanismo da projeção, que consiste na revelação dos sentimentos e ações da própria criança através de suas manifestações a respeito do que acontece com o personagem.
Nas atividades do Projeto Ser+, oferecemos aos nossos alunos o espaço e o tempo necessários para ser e sentir, um momento em que eles possam se colocar de forma respeitosa e discutir sobre os seus sentimentos.
Conheça o trabalho realizado pelo Projeto, por segmento de ensino.
Como o Projeto Ser+ se aplica por segmento de ensino?
Na Educação Infantil, são trabalhadas as emoções básicas – medo, alegria, tristeza, raiva e amor – com foco de reconhecê-las e nomeá-las, reconhecer como elas manifestam-se no corpo e aprender formas de lidar com elas, ampliando, assim, o autoconhecimento e o relacionamento com as pessoas com as quais a criança convive.
Nos Anos Iniciais, do primeiro ao terceiro ano, são trabalhados os quatro pilares da inteligência emocional: autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento. Nessa fase, as crianças já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, portanto, são trabalhados sentimentos como ciúmes, frustração e animação com foco em reconhecê-los e nomeá-los, reconhecer como eles manifestam-se no corpo e aprender formas de lidar com eles, ampliando, assim, o autoconhecimento e relacionamento com as pessoas com as quais a criança convive.
Com o quarto e o quinto anos, a professora aborda o autoconhecimento, a autogestão, a empatia e o relacionamento – e as habilidades socioemocionais – pensamento crítico, colaboração, comunicação, proatividade, criatividade e perseverança -através de projetos, jogos colaborativos, atividades, rodas de conversas e dinâmicas.
Nos Anos Finais, focamos no desenvolvimento do pensamento crítico, colaboração, comunicação, proatividade, criatividade e perseverança – por meio de projetos, séries, atividades, rodas de conversas e dinâmicas. Enfatizamos que o coletivo é tão importante quanto o individual, portanto estimulamos que cada aluno se responsabilize de algum modo pelo próximo, no sentido de trabalhar colaborativamente, respeitando as diferenças e se posicionando de forma assertiva.
No Ensino Médio, fase em que nascem as interrogações sobre os caminhos a serem seguidos, criamos o Projeto de Vida – Orientação Vocacional, que trabalha componentes importantes para a maturação da escolha profissional. Além de tratar de temas como ansiedade, medos, pressão social, expectativas, angústias e descobertas, ampliamos o autoconhecimento, o conhecimento das possibilidades de cursos e profissões. Dessa forma, estimulamos os alunos a traçarem metas e estratégias para a consolidação de seus projetos de vida. Essa jornada é fundamental para transformar o potencial dos adolescentes em possibilidades reais de alcance dos seus sonhos.
Nós caminhamos juntos!
Ao longo do ano, nosso Colégio promove, em parceria com os alunos, campanhas que trabalham assuntos fundamentais para o âmbito escolar, tais como: bullying, depressão, solidariedade e responsabilidade social.
Além disso, contamos também com a participação familiar para que o suporte socioemocional seja efetivo, pensando sempre em possibilidades de ações para o coletivo.