fbpx

A importância do hábito da leitura

Com o período de quarentena, é tempo de ficar em casa com a família! Nós, do Colégio Sarah Dawsey, criamos uma série de dicas de atividades para fazer em casa. Além da publicação nas nossas redes sociais, vamos compartilhar os conteúdos aqui pelo blog também.

Vamos falar sobre o hábito da leitura. Por que ler é tão importante?

Ler pode trazer muitos benefícios para o nosso desenvolvimento. Listamos aqui 4 nobres motivos! 

– LER AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA
Pessoas que dedicam mais de três horas por semana à leitura tendem a viver pelo menos dois anos a mais do que quem não lê, de acordo com o estudo da Universidade Yale, dos EUA.

– CRIATIVIDADE FORTALECIDA
Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que leem ficção têm mais tendência a aceitar pensamentos ambíguos e passam a entender diferentes aspectos de um mesmo assunto. Isso significa que, graças à leitura, é mais fácil encontrar alternativas diferentes no dia a dia.

– CÉREBRO ESTIMULADO
Durante a leitura, diferentes partes do cérebro são estimuladas
A Universidade Stanford, dos Estados Unidos, provou que durante a leitura diferentes áreas do cérebro são afetadas. Isso porque foi notado que o fluxo sanguíneo aumentou em certos locais do órgão: “Prestar atenção em textos literários requer coordenação de várias funções do sistema cognitivo”, contam os cientistas.

– SUCESSO PROFISSIONAL
Crescer cercado por livros te dá mais chances de se dar bem na vida adulta. Segundo estudo realizado pela Universidade de Pádua, na Itália, as crianças que crescem cercadas por livros têm mais chances de ter sucesso na vida adulta. Economistas notaram que os jovens que têm livros que não façam parte das leituras obrigatórias da escola, ou seja, que leem por prazer, tinham salários 21% melhores.

Fonte: Revista Galileu

Abaixo listamos algumas indicações de leitura  para que nossos alunos desfrutem de uma boa história!