O nome dela é Bianca Pinheiro, nossa aluna do 3º ano do Ensino Médio, da Unidade Tijuca. Durante a pandemia, momento em que ficamos a maior parte do tempo em casa, nasceu a brilhante ideia da jovem Bianca: o Projeto International Polyglot Youth.
Com o mundo cada vez mais evoluído, ser proficiente em pelo menos uma língua estrangeira é uma grande necessidade. Então, partindo do pensamento transformador e empático, o Polyglot Youth foi fundado, tendo por objetivo alcançar jovens de 14 a 29 anos do mundo inteiro, ofertando, de maneira totalmente gratuita, condições e possibilidades de diálogo e ensino de novas línguas, por meio de mentorados e mentorandos.
Bianca, a mentora do projeto nos revelou que o apoio socioemocional do Colégio Sarah Dawsey fez toda a diferença em todo processo de criação, justamente por oferecer o desenvolvimento de competências e habilidades. Pontos importantíssimos para que ela pensasse em maneiras de transformar realidades e poder impactar o mundo.
Falando sobre apoio socioemocional, o nosso Colégio aposta nessa frente, uma vez que ela contribui para o foco, para o desenvolvimento da empatia e ética entre os nossos alunos, pensando sempre à frente.
Para você ficar ainda mais por dentro desse incrível projeto, damos a palavra a essa incrível aluna, Bianca:
Você desenvolveu o projeto sozinha?
Sim. Comprei o hosting e o domínio do site do projeto com o dinheiro que ganhei de aniversário do meu tio. Na época, eu não fazia a mínima ideia de como criar um site, criar uma identidade visual, muito menos como fazer a minha ideia acontecer. Olhando para trás agora, reconheço que as madrugadas no Canva e no Google Docs valeram à pena.
No que consiste o projeto?
O Polyglot Youth é um programa de mentorias online que oferece aulas gratuitas com professores voluntários em diversos idiomas estrangeiros. Durante o período de inscrições que abre anualmente, é possível escolher entre ensinar um idioma, e consequentemente, se tornar mentor voluntário, ou aprender uma língua, virando um mentorado.
Vocês já notam que impactaram a vida dos mentorados?
Sem dúvidas, e acredito que é a melhor parte do processo: ver o progresso dos alunos ao decorrer do ciclo. É maravilhoso ver que tudo valeu a pena no final! No ciclo passado, por exemplo, uma adolescente do Egito se inscreveu para aprender espanhol conosco sem nenhum conhecimento prévio. Ao final do processo, pude ver ela se introduzindo e falando sobre si totalmente em espanhol em seus stories do Instagram. Aquilo me deixou muito emocionada porque eu pude constatar que o Polyglot Youth une jovens em prol da educação. São pessoas diferentes aprendendo sobre culturas e línguas diferentes. No final, todos aprendemos algo um com o outro além do idioma.
Como as pessoas podem ter acesso ao projeto?
O Polyglot Youth está presente no Instagram com o @polyglotyouthproject e no Tiktok: @polyglotyouth! Também é possível acessar o site www.polyglotyouth.com, disponível em 5 idiomas, e aprender um pouco mais sobre essa iniciativa!