Definir qual vai ser o futuro profissional talvez seja um dos maiores desafios dos estudantes do ensino médio. Afinal, dar os primeiros passos rumo à vida adulta e escolher algo que afetará toda a vida não é tarefa das mais fáceis, ainda mais para os adolescentes.
Esse período é marcado por ansiedade, pressão social, medos, expectativas familiares, angústias e descobertas e é dever das instituições de ensino tornar esse desafio mais fácil e mais leve.
Sabendo disso e cumprindo nosso papel de auxiliar os estudantes a se desenvolverem como cidadãos completos e prontos para contribuir com a sociedade, oferecemos o Projeto de Vida de Orientação Vocacional, uma das frentes do Projeto Ser+ de desenvolvimento socioemocional, que trabalha componentes importantes para a maturação da escolha profissional.
Como funciona o projeto?
O projeto é realizado através de encontros mensais ou bimestrais entre a turma e a equipe de psicologia/pedagogia do colégio, que guia os alunos na construção de seus projetos de vida, instigando-os a buscarem informações, reflexões e a traçarem planos consistentes para viabilizarem suas conquistas.
Nesses encontros, os alunos realizam atividades específicas que potencializam seu aprendizado sobre o mundo profissional e ainda podem agendar encontros individuais com orientação profissional.
Objetivos do projeto
1. Reforçar o protagonismo dos adolescentes na construção do futuro, oferecendo recursos para os alunos obterem sucesso em qualquer caminho que eles escolherem seguir;
2. Explorar o autoconhecimento e as múltiplas possibilidades, compreendendo os interesses, habilidades, influências e sonhos para o futuro dos alunos;
3. Desfazer “romantizações” e incentivar o planejamento futuro, ampliando o autoconhecimento e as possibilidades de cursos e profissões e estimulando os estudantes a planejarem seu projeto de vida por meio de metas e estratégias para a viabilização desses objetivos.
No Sarah Dawsey, trilhar o caminho para o futuro é natural.