fbpx

Itinerários Formativos no Sarah Dawsey

Os itinerários formativos integram à principal mudança no Ensino Médio em substituição ao currículo único por um modelo mais diversificado e flexível, dividindo espaço com as disciplinas obrigatórias. Eles são organizados de acordo com as diferentes propostas curriculares de cada escola, bem como com as possibilidades dos sistemas de ensino, e são aplicados de diversas maneiras aqui no Sarah Dawsey.

Pensadores do Futuro

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizaram uma Roda de Conversa com outros estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio para refletirem sobre igualdade de gênero, um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável proposto pela Agenda de 2030 da ONU.

Sob a orientação da professora Fernanda Correia, a turma da 1ª série convidou a 2ª e 3ª série do Ensino Médio e as turmas de 8º e 9º ano para participarem da roda. Durante as conversas, os alunos refletiram sobre padrões e expectativas sociais, mercado de trabalho, preconceito, empoderamento feminino, ética, machismo e suas consequências.

De forma resumida, Itinerários Formativos nada mais são do que ações que aprofundam as diversas áreas do conhecimento.

Aprofundando mais, podemos defini-los como conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas ou núcleos de estudos que aprofundam as área de conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

No nosso colégio, os alunos escolhem os projetos e protagonizam, do início ao fim, o desenvolvimento da proposta, ressignificando os processos e desenvolvendo habilidades para a vida.

Os temas sugeridos abordam necessidades sociais latentes da vida cotidiana e se tornam uma lente de aumento para discussão e possíveis soluções de problemas.

Dessa maneira, matérias regulares deixam de ser obrigatórias e passam a ser estudadas no Ensino Médio por meio dos Itinerários Formativos.

Tipos de Itinerários Formativos

 Linguagens e suas tecnologias

 Matemática e suas tecnologias

 Ciências da natureza e suas tecnologias

•  Ciências humanas e sociais aplicadas

•  Formação técnica e profissional

Eixos dos Itinerários Formativos

Os Itinerários são baseados em procedimentos de cognição e no uso de métodos, a fim de estimular o protagonismo dos estudantes em diferentes eixos:

1. Investigação científica
2. Processos criativos

3. Empreendedorismo

Vantagens do Itinerário Formativo

O principal objetivo dos Itinerários Formativos é ampliar e consolidar a formação integral, de forma que os alunos estejam aptos a construir e colocar em prática seus sonhos e projetos com base em princípios éticos como igualdade e cidadania.

Assim, eles visam a deixar os jovens confortáveis para que possam escolher de maneira consciente as áreas de conhecimento nas quais desejam se aprofundar.