fbpx

Projeto de Vida

Projetando Sonhos

Renata Baccarat, psicóloga e coordenadora do Projeto Ser+.

Como funciona o processo de escolha profissional no currículo do Ensino Médio?

A escolha profissional é um dos grandes momentos vivenciados pelos adolescentes durante o Ensino Médio. O processo de escolha não é simples, pelo contrário, trata-se de um árduo e longo trabalho, marcado por ansiedade, pressão social, medos, expectativas, familiares, angústias e descobertas.

Por conta disso, no programa do Projeto Ser+ do Ensino Médio, o intencional desenvolvimento de competências socioemocionais é mantido, mas é aberta outra frente de atuação, que trabalha componentes importantes para a maturação da escolha profissional. Além disso, como forma de potencializar a orientação profissional, ao longo do Ensino Médio, os alunos contam com o Programa Projeto de Vida – Orientação Profissional.

Como funciona o projeto?

O projeto se materializa através de encontros mensais ou bimestrais entre a turma e a equipe de psicologia/pedagogia do colégio, que irá guiar os alunos na construção de seus projetos de vida, instigando-os a buscarem informações, reflexões e traçarem planos consistentes para viabilizarem suas conquistas. Ademais, o projeto conta com o DIPEM (Dia de Profissões do Ensino Médio), que funciona como um bate-papo entre profissionais inseridos no mercado de trabalho e os alunos. Este evento acontece anualmente e paralisa um dia de aula para a concentração de todos. Entre os encontros, é proposto que os alunos realizem tarefas específicas que irão potencializar seu aprendizado sobre si e sobre o mundo profissional, já que o processo de escolha profissional não é pontual, mas sim um processo contínuo de dedicação e proatividade. Além dos encontros já pré-estabelecidos, os alunos têm a possibilidade de agendar encontros individuais com a orientação profissional sempre que considerarem necessário.

O Projeto em progresso

Organização é essencial! Os alunos do EM3 elaboraram um mural de combinados para garantir o bom funcionamento dos encontros do Projeto de Vida.
Os alunos compartilham os anseios, dúvidas e dificuldades neste mural colaborativo. O objetivo da atividade é elaborar, em conjunto, estratégias para lidar com esses sentimentos.

Quais são os objetivos do projeto?

  • Reforçar o protagonismo dos adolescentes na construção do futuro
    Nosso objetivo como escola é dar recursos para que o aluno consiga ingressar e ter sucesso no caminho que ele desejar seguir. Assim, torna-se essencial que o aluno construa seu projeto de vida, como protagonista.
  • Explorar o autoconhecimento e as múltiplas possibilidades
    A construção deste projeto perpassa pela compreensão de seus interesses, suas habilidades, seus sonhos para o futuro, suas influências, dos cursos e universidades que existem, do mercado de trabalho, dos desafios que encontrará no caminho, do contexto de mudanças advindas da tecnologia e do que precisa desenvolver para que alcance seu objetivo.
  • Desfazer romantizações e incentivar o planejamento
    O Projeto de Vida – Orientação Profissional propõe um aprofundamento desses pontos, amplia o autoconhecimento, o conhecimento das possibilidades de cursos e profissões, desfazendo as romantizações, e estimula o aluno a planejar seu projeto de vida, traçando metas e estratégias para a viabilização de seus objetivos. Essa jornada é fundamental para transformar o potencial do adolescente em possibilidades reais de alcance de seus sonhos.