fbpx

Projeto SER+

Um projeto para educação socioemocional

O que é o projeto Ser+ e por que ele foi criado?

Com o intuito de cumprir a nossa missão de qualificar nossos alunos para o sucesso pessoal, no ano de 2019, o Colégio Sarah Dawsey deu início ao projeto SER+. O projeto foi desenvolvido para fortalecer o pilar socioemocional da nossa instituição e estimular a ética, criatividade e senso crítico de nossos alunos. Isso é feito dentro de uma aula regular,  com  debates sobre assuntos atuais, vivências em projetos colaborativos, utilizando materiais de ponta e adequados a cada segmento. Além disso, o Projeto Ser + conta com a participação familiar para um suporte socioemocional efetivo  e também para promover ações para agregar a comunidade a qual pertencemos.

  • Proporcionar um espaço em que os alunos possam se colocar e discutir sobre seus sentimentos
    Na sala de aula, os alunos dos anos iniciais debatem sobre problemas que afligem as pessoas e falam sobre seus medos e desejos, aprendendo a enfrentá-los.
  • Explorar temas de acordo com o segmento do aluno
    No ensino médio, por exemplo, há o projeto Roda de Conversa, que consiste em encontros com os alunos da 2ª série e profissionais formados em áreas de interesse da turma.
  • Reconhecer e nomear emoções e também questões sociais
    Promovemos junto aos alunos campanhas ao longo do ano letivo, onde contemplamos assuntos fundamentais para o âmbito escolar, tais como: bullying, depressão e solidariedade.

Quais são os objetivos do projeto?

Como o projeto tem sido fundamental durante a pandemia?

Em um momento tão cheio de obstáculos, o Projeto Ser + funcionou como uma grande rede de apoio entre alunos, funcionários e colaboradores, proporcionando um espaço de acolhimento, escuta ativa e relacionamento inerpessoal. 
Um exemplo de projeto desenvolvido ao longo do isolamento social é o Abraço Virtual (ao lado).

Entenda como o projeto se aplica a cada segmento!

Educação Infantil

Utilizamos fantoches e livros com histórias de vivências comuns ao período de 3 a 5 anos. Nessas histórias, as crianças conseguem identificar e nomear os sentimentos, bem como aceitar e tentar lidar melhor com eles, dentro das suas possibilidades.

Ensino Fundamental I

As histórias se assemelham mais ao momento de vida dos 6 aos 10 anos. O fantoche dá lugar ao mascote, que vira um grande amigo da turma, que faz visita às casas de cada um, com a proposta de compartilhar momentos especiais.

Ensino Fundamental II

Com a chegada da pré-adolescência, as questões mudam e a dinâmica de aula é outra, para acompanhar essa mudança. Neste segmento, trabalhamos séries desenvolvidas especialmente para o projeto, que abordam temas pertinentes a vida pessoal e social desses jovens.

Ensino Médio

O processo da escolha de carreira é marcado por ansiedade, medos e expectativas familiares, por isso, incluímos nesse segmento Orientação Profissional que tem um papel de extrema importância, pois ajuda os alunos a lidarem melhor com esses fatores e sentimentos.