Proposta Pedagógica

O Projeto Curricular do Sarah Dawsey prioriza o conhecer, o pensar e o fazer, para que o aluno tenha a oportunidade de desenvolver competências e habilidades; desenvolver seus talentos individuais e potencializá-los, baseado nos quatro pilares da UNESCO: “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.”

Para tanto, valorizam-se metodologias e situações didáticas que promovem o desenvolvimento da criatividade, a capacidade de resolver problemas, o hábito da investigação, o desenvolvimento das habilidades pessoais e a confiança para enfrentar situações novas e formar uma visão ampla, crítica e científica da realidade.

Um outro fator importante é a busca constante pela atualização e a melhoria do nosso processo educacional. Para isso, fazemos anualmente uma avaliação global que permite ações direcionadas e eficazes no processo ensino-aprendizagem.

Aprendizado com responsabilidade. É assim que o Sarah Dawsey orienta a transmissão do conhecimento baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo sempre em vista o indivíduo como um todo.

Educação Infantil

Manhã | Tarde | Integral

Berçário I • Berçário II • Maternal I • Maternal II • Pré-escola I • Pré-escola II

Psicomotricidade, natação, música, projeto de literatura, inglês, artes, educação física e alimentação balanceada e saudável, acompanhada por nutricionista.

Saiba mais

Os primeiros anos da vida do seu filho são únicos. É nessa fase que ele vai experimentar o mundo que o cerca commuita curiosidade e prazer. Conscientes dessa etapa primordial da vida, criamos condições necessárias para que cadacriança possa se desenvolver em sua totalidade. Aqui, o seu filho encontrará o ambiente ideal para crescer.

Tudo é planejado de acordo com a faixa etária, de forma a estimular a criança a aprender, a brincar e a explorar.

Os alunos encontrarão livros, brinquedos, instrumentos, bonecos, papel e muito mais. Não há fronteiras para novasexperiências, programadas para encorajar atitudes saudáveis: socialização, independência, o uso da linguagem,desenvolvimento do raciocínio e formação de hábitos alimentares de modo gradativo e consistente.

Na Pré-Escola, etapa valiosa, o aluno descobrirá que pode sonhar, planejar e realizar. Ele terá oportunidades paraexplorar a linguagem e a capacidade da leitura, aprenderá conceitos matemáticos perceberá como a natureza e aciência interferem no cotidiano do mundo em que vive.

As experiências sensoriais se ampliam com a música, o teatro e as atividades artísticas. O mais importante é que oaluno estará em constante desenvolvimento, em um ambiente onde se sentirá à vontade e confiante.

Ensino Fundamental

Manhã | Tarde | Integral

Fundamental I - 1º ao 5º ano

Arte, Educação Física, Inglês, Laboratório de Ciências, Projeto de Literatura, Projeto Ser+ (habilidades socioemocionais).

Fundamental II - 6º ao 9º ano

Arte, Educação Física, Espanhol, Informática Aplicada à Educação, Inglês e Laboratório de Ciências.

Saiba mais

O Ensino Fundamental é uma nova fase de desafios, maior independência e ênfase na autoconfiança e na autonomia. É o momento em que o seu filho vai aperfeiçoar as habilidades desenvolvidas até então e fortalecer os conhecimentos assimilados. Todas as experiências vivenciadas assumirão um papel determinante daqui para frente.

O Colégio Sarah Dawsey estimula o aluno a desenvolver-se intelectualmente, exercitando os valores éticos e princípios de responsabilidade social.

Esta fase da educação compreende um extenso período da vida do seu filho, que vai da sua infância à adolescência. A escola, além de dar continuidade à aquisição dos conhecimentos e à reflexão sobre os mesmos, precisa voltar mais ainda sua atenção ao desenvolvimento integral e pleno do indivíduo. Cuidar dos aspectos afetivos, emocionais e sociais, paralelamente ao ensino formal dos componentes curriculares. O foco da educação vai se ampliando cada vez mais para a formação intelectual e preparação do aluno para a vida, para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. A escola disponibiliza os meios e as ferramentas adequadas para que o aluno percorra esse período de transição de maneira tranquila, gradativa, mas não menos significativa que os demais. Pelo contrário, é uma passagem muito importante e fundamental para a formação integral do aluno.

Ensino Médio

Manhã

1ª série EM – Manhã
2ª série EM – Manhã + 2 dias de aulas à tarde
3ª série EM – Manhã + 2 dias de aulas à tarde

Saiba mais

A Proposta Pedagógica se traduz na educação para o desenvolvimento de competências e habilidades, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, em que se destacam a representação e comunicação, investigação e compreensão e a contextualização sociocultural.

Tendo como foco as Universidades e a performance dos estudantes, a prioridade é dada aos conteúdos e habilidades contemplados nos principais vestibulares e no ENEM.

A fim de concretizar os objetivos deste segmento e alcançar a excelência acadêmica, o Ensino Médio conta com:

• Projeto de Orientação Profissional-Vocacional;

• Projeto Vestibular;

• Monitoria;

• Metodologias ativas;

• Cinema e Debate;

• Projetos em Parceria com as Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares;

• Projeto Ser+ (habilidades socioemocionais).

Também oferece os simulados, listas de questões, apostilas e aulas inter e multidisciplinares direcionadas aos exames de vestibular e ao ENEM.